Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

O que realmente preciso para meu Home Studio?

July 10, 2017

Quando vamos montar nosso home studio logo pensamos em quais equipamentos precisamos comprar, essa é a hora quando devemos nos informar muito bem antes de qualquer ação, pois equipamentos são caros e vão durar algum tempo contigo, o objetivo desse post é informar melhor sobre os equipamentos essenciais dando dicas dos melhores custos benefícios, para que você ja tenha uma base para escolher o que vai funcionar melhor pra você. Então vamos la! 

1. COMPUTADOR

 

Peça mais do que essencial em sua área de trabalho, pois nela que vai haver todo o processamento e é onde você vai trabalhar a maior parte do tempo, sobre Windows ou Mac, vai do gosto, ambos tem capacidade de ter um bom processamento, tudo depende da configuração e do uso, eu não recomendo notebooks (principalmente windows) pois eles são mais sensíveis, e não tem o perfil para o trabalho que voce vai executar, muito melhor um desktop, pela manutenção, ventilação e se for windows sua escolha até o valor acaba saindo mais em conta. aqui vai uma configuração boa para começar:

 

Processador Intel I3 3.3 GHz (copiei o que uso)

4 GB memória RAM mínimo (Recomendo 8GB)

500 GB de HD (Recomendo SSD)

 

*32 ou 64 bits? 
Uma arquitetura de 64 bits tem capacidade de enviar o dobro de informações que uma de 32, porém isso só vai funcionar se você tiver mais de 4GB de RAM em sua máquina, se voce tiver mais (recomendo 8GB) é total recomendável você instalar a arquitetura de 64 bits pois ela vai lhe trazer mais estabilidade e rapidez na performance. 

 

 

2. PLACA DE ÁUDIO

 

Todo computador já vem com uma placa de audio onboard (embutida), porém está longe de ser uma opção quando vamos falar de audio profissional, você vai precisar de uma placa externa onde vai ocorrer o processamento do audio independente do seu computador, com ela, além de enviar o sinal com qualidade para seus monitores de áudio, você também vai poder captar sons sendo de um microfone ou qualquer instrumento musical com qualidade direto para sua DAW.

 

Para identificar qual seria a melhor compra considere esses tópicos:

 

Input e Output:

O numero de entradas e saídas vai fazer bastante diferença no valor da placa, quando mais entradas e saídas mais opções de roteamento e mais instrumentos voce pode conectar, porém para produzir musica eletrônica você não vai precisar muito mais do que 2 entradas e 2 saídas, já que a maioria dos instrumentos são processados internamente via plugins.

 

Bit Deph e Sample Rate:

24Bits 96kHz é uma opção clássica e muito recomendável, mais do que isso é exagero, e você não vai precisar, qualidade depende muito mais do seu trabalho do que do equipamento em si.

 

USB ou FireWire? 

Aí está uma boa questão, algumas placas tem entrada FireWire, que é uma entrada diferente do USB e necessita de uma porta especial, eu recomendo FireWire para usuários de Mac, pois muito se queixam da falta de entradas USB então uma placa com saída FireWire resolveria o problema pois ja eliminaria o uso de uma entrada USB.

 

Algumas opções de bom custo benefício:

 

 

Focusrite 2i2

 

 

 

 

Presonus AudioBox

 

*A placa de áudio não vai melhorar significativamente o desempenho de seu computador enquanto estiver trabalhando com audio, o desempenho está diretamente ligado a configuração de sua maquina.

 

3. MONITORES DE REFERÊNCIA

 

Ta ai algo que vai lhe trazer uma diferença direta, com monitores de referência você vai poder escutar o som com uma faixa de frequência mais completa, podendo ter mais fidelidade na reprodução do audio e facilitando suas decisões principalmente na hora da mixagem.

Nessa hora eu aconselho optar por marcas reconhecidas, mais vale investir um pouco mais e comprar algo que realmente lhe traga um bom benefício e que você consiga trabalhar por um bom tempo sem precisar trocar.

 

Aqui vai algumas recomendações:

KRK

 

 

MACKIE

 

 

YAMAHA

 

 

 

Minha dica é, se a sala onde for trabalhar é uma sala pequena, digo de até 3x3 mais ou menos você não precisa de um monitor grande, um de 5' ou 6' ja está de bom tamanho, pois você ja vai ter uma resposta de grave boa devido as reflexões da sala. Agora se você tem um espaço maior, as reflexões vão ter mais tempo e espaço para perder a força, então voce vai precisar de um monitor maior,  tamanho 8' por exemplo. monitores de Sub não são recomendados, pois eles acabam embolando os graves, eu ja vi por recomendações de muitos profissionais então não acaba valendo a pena se for pensar em um trabalho de mixagem precisa.

 

4. HEADPHONES

 

Ótimos para segunda referência, por isso nunca confiar somente neles, apesar de eliminar o problemas das reflexões que ocorre escutando nos monitores em seu estúdio, os headphones trazem uma versão mais artificial do som principalmente no espectro do estéreo, eu aconselho ter um bom headphone para produzir em horas quando não podemos deixar o som em um volume bom para trabalhar e também para comparar seu trabalho em um outro sistema diferente do que você esta trabalhando.

A diferença de um headphone para estúdio e um para DJ é a seguinte: O fone para DJ vai ser um fone fechado (closed-back) para isolar o som externo e vai ter uma equalização aumentando os médios, tudo isso para facilitar o trabalho do DJ enquanto estiver fazendo o beatmatching com o som em um volume alto na festa. Já o fone para estúdio ele vai ser um fone semi aberto (semi-open back) e vai ter uma equalização mais natural para garantir a fidelidade e naturalidade na reprodução do áudio.

 

Recomendo:


BEYERDYNAMIC
AKG

SENNHEISER

 

 BeyerDynamic DT 880 Premium (o que uso em meu estúdio e um dos melhores investimentos que pude fazer)

 

 

5. CONTROLADORA MIDI

 

Funciona como um joystick para o jogo, ela vai possibilitar você ter um contato mais manual com a música, largando um pouco o mouse e o teclado, voce vai poder gravar sequências MIDI, disparar samples, automatizar parâmetros com muita facilidade, agilizando muito seu trabalho. Existem muitas possibilidades no mercado, como foco meu curso e sou um usuário de Ableton, indico a marca AKAI e NOVATION que são empresas além de muito boas nos produtos que fazem, constroem seus equipamentos pensando no Ableton então a compatibilidade facilita muito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com esses equipamentos, somados de bons plugins, e muito estudo tenho certeza que você estará apto para produzir suas tracks com uma qualidade profissional, não se apresse no começo pensando em tratamento acústico, pois isso é algo que envolve um estudo a mais e pode não trazer bons benefícios se não for aplicado corretamente, eu sugiro trabalhar sempre no seu tempo, pois a caminhada é longa porém não tenha pressa, pois o mais divertido é o aprendizado.

 

Pra quem quiser conferir o vídeo da matéria esta ai o link no youtube:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter