top of page

Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

Entenda os processos da produção musical

Quer produzir suas músicas mais rápido e com mais coesão entre elas? essas dicas vão te ajudar e muito!

Produzir uma musica eletrônica sendo um produtor independente não é uma tarefa fácil, pois por exemplo, com uma banda que é algo mais convencional, os integrantes passam vários dias ensaiando sua musica e enfim vão a um estúdio gravar, e isso é acompanhado por um profissional responsável, após a gravação os áudios são passados para outro profissional que é responsável pela mixagem, e após a mixagem vem um outro profissional que vai realizar a masterização. Aqui você consegue entender quão complexo pode ser a produção de uma track preparada para ser lançada. Em outra mão, um produtor musical que produz musica em um computador pode realizar todas essas funções sozinho em seu home studio, de um lado que pode ser muito cômodo, de outro é muito fácil de se perder no meio destes processos prejudicando o resultado final, então esse post é para você produtor que quer entender melhor e conseguir separar esses processos enquanto produz sua track.

Vamos aos processos:

(se preferir conferir os processos em vídeo vou colocar o link logo abaixo) 1.SOUND DESIGN: É aqui onde você vai criar sua paleta de sons, desde leads, pads, ambientações, FX até mesmo kicks, snares, cymbals....enfim, tudo que você acha relevante para sua música e sabe que vai funcionar bem, assim isso vai agilizar muito o seu trabalho, 2.GRAVAÇÃO OU SEQUENCIAMENTO Essa é a hora que você vai gravar um instrumento, um vocal ou mesmo sequenciar padrões em MIDI, eu geralmente uso a técnica de escrever um pedaço da track totalmente cheia, desde a base até os leads, FX e etc... Então eu ja sei como vai soar a track então passo para o próximo processo.

3.ARRANJO

Agora que você ja tem idéia de como vai ser a track cheia, voce pode "esticar" o projeto no arranjo, essa é a hora que você vai determinar a intro, meio e fim da track, e criar a dinâmica nela.

4.MIXAGEM

Com seu arranjo completamente montado, você pode mixar os elementos, determinando o volume adequando para cada um, equalizando e muitos outros processos para projetar cada elemento no ambiente de forma que fique bom para o ouvinte. Essa e o momento onde muitos produtores se confundem, enquanto estão fazendo os processos anterioes (2 e 4) pois tenha em mente mixar a track pra valer somente quando voce tiver com o projeto totalmente fechado, assim vai ser mais fácil tomar as decisões e também tire uns 2 ou 3 dias após terminar o projeto para começar esse processo.

5.MASTERIZAÇÃO

Este é o processo final, onde você vai balancear de modo geral a track, e nivelar perante outras track de referência dentro do estilo que você produz, recomendo tomar alguns dias também para realizar o processo ou ainda melhor contratar um profissional para realizar o trabalho. Estes são os 5 processos que utilizamos na produção musical, separando esses processos tenho certeza que você vai realiza-los com mais coerências e conseguir escrever suas tracks mais rápido e melhores.

Para quem quiser conferir em vídeo:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page