Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

Afinação em 432Hz - O que você precisa saber sobre

January 25, 2018

 

 

O que há por trás desse número? Seria teoria da conspiração na música? ou fatos historicamente comprovados? Acredito que todos que ja leram sobre essa afinação já tiveram muitas dúvidas sobre o que ela representa  e como ela foi denominada. Fiz este post para ajudar a esclarecer os pontos principais dessa afinação, para que você tenha uma melhor ideia de como ela surgiu.

 

Música e matemática

 

A música está totalmente relacionada a matemática, isso pode provado pela rítmica, pois ao escutarmos uma música a todo momento estamos fazemos uma contagem mentalmente (ex. a cada batida na música se conta 1, 2, 3, 4, 1, 2 ,3 ,4 e assim sucessivamente). O primeiro experimento científico da história da humanidade foi realizado pelo filósofo e matemático grego Pitágoras, e o mais interessante é que ele usou a música nesse experimento.

 

“Segundo conta a lenda, ao passar em frente a uma oficina de um ferreiro, Pitágoras percebeu que as batidas de martelos de diferentes pesos produziam sons que eram agradáveis ao ouvido e se combinavam muito bem. Para pesquisar estes sons, Pitágoras teria esticado uma corda musical que produzia um determinado som que tomou como fundamental, o tom. Fez marcas na corda que a dividiam em doze secções iguais, este instrumento mais tarde seria chamado de monocórdio, o qual se assemelha a um violão, mas tem apenas uma corda.”

Texto retirado do link

 

 

A partir desse experimento foi possível criar uma paleta de sons (frequências ou números) que continham uma relação harmônica entre si e mais tarde teria descoberto a escala musical que usamos até os dias de hoje !

 

 

 

Na nossa escala musical temos 12 tons que você pode encontrar nas nas brancas do piano:


C= Do

D= Re

E= Mi

F= Fa

G= Sol

A= La

B= Si
 

Temos também a variação de um semitom para quase todas as notas (menos E e B), que seriam as notas pretas, elas são exatamente metade de um tom.

 


Bom, para começar entender sobre afinação, primeiramente você deve saber que, para criar uma escala parte de se uma nota (raiz) e com ele conseguimos calcular a frequência das outras, em cada nota há uma oscilação na onda que equivale a um número em Hertz (Hz), esse número pode ser multiplicado por 2 e você chegará no mesmo tom (nota) uma oitava acima.

EX: A1=54 Hz

A2=108 Hz

A3=216 Hz

e assim por diante…

 

Esses números podem sofrer uma variação mínima, desde que isso mude proporcionalmente para todas as notas, o nome dessa variação se chama afinação, pois eh essa base que vai dar os números para todas as outras notas.

 

FREQUENCIES OF MUSICAL NOTES

neste link você pode conferir várias tabelas com diferentes afinações, perceba a relação entre cada número, principalmente quando chega na próxima oitava.

 

Agora onde o 432Hz se encaixa nessa história? Bom vamos lá ! Além de filósofo, Pitágoras era também um matemático, e a partir de seus conhecimentos na área, ele descobriu relações geométricas nas tonalidades que achava com o monocórdio. Vou explicar melhor:

Na geometria, trabalhamos a partir de formas básicas como: Círculo, Quadrado, Triângulo, Pentágono entre outros. Ao se calcular soma de todos os graus encontrados nessas formas percebe-se que há uma relatividade entre elas:

 

Triângulo = 180°
Círculo e Quadrado = 360°

Pentágono = 540°


 

O número 432 se encaixa nessa relatividade pois como você pode perceber:

1+8+0 = 9

3+6+0 = 9

4+3+2 = 9

5+4+0 = 9

 

O número 9 tem um forte significado na numerologia, pois ele pode ser encontrado em várias formas. Nikolas Tesla (grande inventor nas áreas de engenharia mecânica e eletrotécnica, que foi responsável pela descoberta e invenção de uma máquina que pode gerar energia infinita) disse: “Se você souber a magnificência dos números 3, 6 e 9 você descobrirá os segredos do universo.”.

 

 

 

Para quem estuda ou conhece sobre geometria sagrada, sabe que essa geometria está presente em tudo o que eh formado no universo, e a geometria sagrada está totalmente ligada as formas que vimos anteriormente.

 

Então, a partir deste pensamento conclui-se que a afinação em A = 432 seria a forma mais natural da escala criada por Pitágoras, onde essa escala foi usada por muitos anos e só foi mudada e padronizada para A = 440 a partir da Revolução Industrial. Alguns dizem que isso foi algo conspiracional, criado pelo nazistas para desorientar o ser humano. Porém através de pesquisas, a resposta mais plausível que achei para essa mudança seria que, a partir dessa época começou a serem produzidos instrumentos em larga escala, e então as empresas decidiram padronizar a afinação em 440, que por ser mais aguda gasta menos material para se produzir os instrumentos.  

 

Aqui foi um breve resumo da história da música, agora que você já tem essa noção vamos aprender como produzir uma track em 432?

 

Todos os plugins, DAW's hoje em dia já vem configurados na afinação padrão 440, então será necessário você afinar todo e qualquer dispositivo para criar a sua música em 432, o truque consiste em abaixar levemente o tom do plugin (posso dizer em outras palavras como desafinar o plugin) em menos de um semitom.

 

O tanto que você baixa e qual o parâmetro usado podem variar de acordo com a engenharia do plugin por isso eu aconselho a pesquisarem, se nao achar o plugin na lista que vou passar.

 

Não adianta adicionar um plugin no master channel e abaixar o tom da musica completa, pois desse jeito você fará a grosso modo e os harmônicos em 440 irão se manter lá, por isso é extremamente importante você fazer esse tuning bem preciso em cada canal separado.

 

A maioria das DAW’s ja acompanham um afinador geral que afina todos os plugins nativos de uma vez, o Ableton não tem essa função por isso é necessário afinar em cada plugin separado.

 

Afinando os plugins nativos do Ableton

 

ANALOG

 

Para cada oscilador que usar vá em Detune e deixe -0.32 (segure ctrl para melhor controle usando o mouse)

 

 

 

COLLISION

 

Para cada Resonator que usar logo abaixo esta o Fine, deixe em -32ct.

 

 

ELECTRIC

 

Em Global deixe o Detune em -032.

 

 

 

OPERATOR

 

O Operator funciona um pouco diferente dos demais, para cada Operator que usar em fine deixe em 959, porém isso vai aumentar a oitava do oscilador, para normalizar abaixe o Coarse para 0.5.

 

 

SAMPLER

 

Após carregar um sample na área Detune deixe em -32ct.

nota: Tenha em mente sempre saber a origem da afinação original do sample na hora de de fazer a conversão, esse processo parte da ideia que o sample esta afinado em 440 pois caso ao contrario estiver em outra afinação vai haver divergências no resultado. 

 

TENSION

 

Primeiro, vá em Filter/Global e então Detune deixe em -0.32.

 

 

 

SAMPLES SOLTOS NO CANAL


No clip box que aparece quando selecionado o clipe de áudio, embaixo de transpose você vai encontrar o detune, deixe em -32ct.

nota: Tenha em mente sempre saber a origem da afinação original do sample na hora de de fazer a conversão, esse processo parte da ideia que o sample esta afinado em 440 pois caso ao contrario estiver em outra afinação vai haver divergências no resultado. 


PARA AFINAR EM PLUGINS EXTERNOS

 

Para afinar plugins externos cada um vai ter sua particularidade, em alguns eh possível mudar todos os osciladores de uma vez,  em outros eh necessário fazer em cada oscilador.

 

SERUM

Em GLOBAL você vai ver a direita as opções dos osciladores, escreva A=432 e de preferencia, feche o cadeado para poder trocar os presets e manter a mesma afinação.

 

 

ALBINO

Clique na logo do Albino3 e com isso vai abrir uma outra parte, na primeira opção master tune, coloque 432.

 

 

ZEBRA

Em global, vá em fine e coloque -16

 

 

E aqui fica uma lista de como afinar muitos outros plugins em 432

 

NI FM8: - 32 (MASTER Page, Master Tune) 
NI Massive: - 0.32 (MASTER Page, Master Tune) 
NI Razor - 32 (FINE) 
NI Absynth 5: (Patch,Transpose,-0.320)
Korg MS20: - 1.6 (Master Tune/Fine Tune) 
Sylenth: - 0.31 (Fine, No global - tune each oscillator) 
U-he ACE: - 16.00 (Global Page, Fine Tune)
U-he Bazzile: -32.00 (Global Page, Fine Tune) 
U-he Diva: - 32.00 (Global Page, Fine Tune) 
Access Virus: - 46 (Common Page, Part Detune) 
RB SubBoom: - 31 (Fine Tune, No global tune - tune each oscillator) 
RP Predator: (Click on Predator Logo - Change Master Tuning to 432Hz)

Spectrasonics: (Click SYSTEM Page - Change Master Tuning to 432Hz) 
Phoscyon Tuning -1.68 halftones 
Samples in Live: - 32 ct (Detune, Under Transpose)
Spire : -29 Ct (180 Fine)
Blade: -2.6% (Advance,Global,Tune)
D-16 Lush: -0.39 st )Global,Fine Tune)
Rob Rapen Predator: -0.30 ct (Osc,Fine Tune)

 

 

 


CONCLUSÃO