Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

Você cuida da sua saúde enquanto produz música? Aqui vão algumas dicas valiosas!

May 14, 2018

 

Um bom produtor musical vai estar sempre condicionado a trabalhar durante horas em seu estúdio, olhando para tela do computador, escutando musica alta, fazendo movimentos repetitivos e muitas outras atividades que podem prejudicar sua saúde ao longo do tempo, a ideia deste post é trazer mais informação sobre essas atividades e como minimizar os danos para que todos tenham uma condição saudável para levar sua vida como produtor musical ! 

 

 



Lembrando que essas dicas não se restringem a quem apenas produz musica, qualquer um que trabalhe em um escritório em computador pode se beneficiar das informações.

 

Vejamos alguns tópicos:

 

 

ILUMINAÇÃO
 

Temos que tomar cuidado em relação a iluminação no ambiente de trabalho, a distância que você fica da tela (monitor) do seu computador é muito importante. Nunca fique muito perto, pois o excesso de luz pode prejudicar seus olhos, a distância ideal é de 60 a 70 cm para monitores de tamanho médio. Essa distância deve ser aumentada para monitores muito grandes.

 

A intensidade da iluminação varia de acordo com a percepção individual, mas tenha bom senso. Pouca ou muita luz te faz forçar os olhos demais.

 

Em geral um ambiente/monitor cinza é o que deixa os olhos mais confortáveis, pois é uma cor neutra, que não força tanto a visão, nem te deixa agitado. Recomendo sempre trocar as cores do programa que usa para cinza, no Ableton live 10 você tem as opções Dark e Mid Dark que funcionam muito bem.

 

 Ableton 10 com Dark Skin

 

 

Nossos aparelhos eletrônicos e também as lâmpadas que temos em casa, produzem uma luz azul, que ficamos expostos durante muitas horas. É como poluição visual para nossos olhos e corpos.  Isso vai degenerando aos poucos a visão. Pode começar com olhos secos, irritação ocular e até coceira. Essa luz prejudica também nosso sistema biológico, pois como nossa cérebro a interpreta como luz solar. Ficar exposto durante muito tempo a essa luz antes de dormir pode acarretar problemas no sono.

Para ajudar nisso voce pode usar o programa F.LUX (WIN/IOS) que a partir de certa hora da noite começa a cortar a luz azul do seu monitor. 


Para usuários de smartphones podem também usar o app Twilight (Android) ou F.LUX (IOS)
 

Cuidado ao trabalhar com as luzes apagadas. 

 

Pare e pisque. Parece bobagem né? Mas a exposição a tela do computador, TV, etc... reduz drasticamente a quantidade de piscadas que damos, e isso pode acarretar secura nos olhos, isso é muito comum e pode te dar problemas de visão. O  uso de ar condicionado também ajuda a ressecar a vista.

Então, lembre-se de parar e por alguns segundos piscar para umidificar os olhos. Um descanso a cada 30 minutos também é recomendado. Aproveite essa pausa para olhar objetos distantes, pois como você ficou muito tempo olhando para perto, você deve “alongar”os músculos dos olhos olhando para outras distancias.

 

 

 

 

AUDIÇÃO

 

 

 

Nossos ouvidos são com certeza nosso principal instrumento de trabalho, devemos cuidar deles muito bem. Todos nós sabemos que na produção musical somos expostos a ruídos e tendemos a deixar o som mais forte ao longo do dia para ter uma boa experiência ao escutar a música que estamos produzindo. Porém tome muito cuidado para não deixar o volume forte demais e acabar prejudicando sua audição.

Seguindo as normas de segurança a exposição a ruídos contínuos no trabalho, é altamente recomendável escutar a um nível de 85dB num período de 8 horas diárias.

 

Para realizar a medição você pode fazer o download de um app decibelímetro em seu smartphone e usar para medir quando quiser. 

 

Sugestão: Sound Meter PRO

 

 

POSTURA

 

 Outro fator importantíssimo é a postura em que ficamos enquanto produzimos. Ficar parado por muito tempo na mesma posição e fazer esforço repetitivo são fatores a serem cuidados.

 

Usar uma cadeira ergonômica, que ofereça conforto, mantendo suas costas eretas, seus pés encostados no chão e de preferência com apoio para seus antebraços.

 

 

DICAS EXTRAS:

 

- O monitor deve ficar na mesma altura do olhar, para não prejudicar o pescoço.

- Fazer intervalos para alongamentos a cada 50 minutos 

- Sair para caminhar diariamente

- Andar descalço na terra (Aterramento)

 

Aterramento é importantíssimo para aliviar a tensão e melhorar nossa imunidade pois funciona como aterramento. Saiba mais sobre ATERRAMENTO

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload