top of page

Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

O Paraíso Dos Synths: Teste Todos Os Seus Sintetizadores Favoritos

Já pensou em dar um rolê testando vários de seus sintetizadores favoritos? Conhecer uma imensa variedade desde synths digitais até modulares, todos prontos pra você plugar o fone de ouvido e flutuar no espaço! Parece até que está sonhando não é mesmo? Mas não, em minha visita a Berlin tive o prazer de conhecer duas lojas incríveis que proporcionam essa experiência para seus clientes, neste post vou contar a vocês como foi minha visita em cada uma delas !

SCHNEIDERSLADEN

O nome em alemão significa algo como alfaiataria ou casa de costura, você deve estar se perguntando o porque né? mas logo você vai entender, essa loja ela é especializada em synths modulares, eles que sempre acompanham uma infinidade de cabos se entrelaçando conectando módulos, com certeza o nome vem disso ai !

A faxada é bem curiosa, apenas uma placa em um prédio indica a loja, a região é um tanto perigosa por isso o acesso só da através de um interfone onde você toca e eles liberam a entrada para você subir por uma escadaria que leva até a loja, ja da pra ver o quão underground é essa lugar né?

Após tocar o interfone eles ja abrem a porta sem mesmo perguntar, ai você sobre uma escadaria um tanto quando escura e logo mais vai ter uma porta com um aviso "Knock a little louder" (bata um pouco mais forte) justamente para eles conseguirem ouvir que vc chegou.

Entrando na loja você pode se sentir a vontade para desbravar o que eles tem la, são 3 salas recheadas de sintetizadores e modulares, todos ja ligados esperando você botar as mão neles:

Fora todas essas belezuras ai, conheci alguns equipamentos mais "fora da caixa" que gostaria de compartilhar com vocês

LZX - VIDIOT

Um sintetizador modular de video, isso mesmo, um synth que mixa cores e padrões geométricos tudo isso ligado a uma tv com uma camera, esse é algo bem diferente, pois o mesmo não gera som algum, mas é algo no mínimo curioso de conhecer

Leaf Audio Microphonic Soundbox

Esse é uma caixinha mágica ! Um instrumento experimental acústico perfeito para criar sons de forma orgânica bem interessantes e sobrenaturais. Ele vem numa caixa de madeira equipada com molas e hastes de metal, uma lixa e uma Kalimba. Ele pode ser tocado de várias maneiras, arranhando, batendo e etc., para criar sons totalmente únicos. É a ferramenta perfeita para sound design.

Soma - The Pipe

THE PIPE é um processador e sintetizador controlado pela boca. Ele capta sua voz ou respiração e transforma em um synth e também processa efeitos, algo que você não iria conseguir apenas com um microfone convencional.

Muito legal conhecer esses instrumentos, eu mesmo nem imaginava algo assim, com certeza ja vem muitas ideias na cabeça apenas de pesquisar mais sobre cada um deles. E foi nessa loja que eu tive a oportunidade de ter contato com essas doideras.

Um grande diferencial da Schneidersladen é que eu não me senti exatamente em uma loja, não me senti pressionado a comprar nada por impulso, parecia mais que estava em um estúdio com vários amigos fazendo um som, acredito que é essa mesmo a ideia do local, os vendedores muito atenciosos estão sempre ali para entender o que você realmente precisa e ajudar você a operar as grandes maquinas que eles tem lá, compartilhar informações e além de tudo isso, eles também oferecem workshops para iniciantes, contendo a programação la na loja com o dia e horário !

Agora vem o fato mais doido, nesta foto acima com as datas do workshop, no ultimo dia 06.12.2018 eles trouxeram o senhor por trás da Doepfer, uma das maiores empresas do ramo de modulares mundialmente conhecido para um workshop la. Entretanto, sabemos que trabalhar nesse ramo é algo um tanto quanto desgastante pois te deixa muito vidrado consumindo muita energia, e como ele é um cara que está atuando na cena a muito tempo, ele se sente um pouco cansado de por muitos anos dar workshops falando sobre modulares. Conversando com o pessoal da loja, me contaram que foi difícil fechar esse evento com ele. Porém salvo por um evento especial, onde ele mesmo se propôs a compartilhar outros conhecimentos que tem além da bagagem principal. Então eles idealizaram uma aula diferente, além dele apresentar os novos módulos e contar um pouco sobre o histórico da sua carreira, também rolou uma aula de culinária ensinando a fazer COOKIES dentro da loja ! E mais ainda, os biscoitos tinham o formato dos módulos da Doepfer! Tudo isso para expressar a ideia de que o músico também não vive só de música (afinal todos também tem hobbies e uma familia) e também é necessário ter momentos de descontração, genial né? infelizmente eu não estava a tempo de pegar esse evento lá, mas com uma conversa direta com o dono da loja, ele muito simpático e animado me contou sobre essa proposta diferente e ficou muito feliz com a ideia de compartilhar com vocês, a propósito ele também mandou um salve pra toda a galera do Brasil !

Essa é a SchneidersLaden ! Skalitzer Str. 135a10999 Berlin

e calma ai que o role ainda não acabou, bora pra próxima galera !

JUST MUSIC

Não muito longe dali, apenas uma estacão de metro você encontra a Just Music, uma rede de lojas, porém em Berlin se encontra a matrix que e GIGANTESCA contendo tudo que um músico/produtor musical precisa! São 5 andares recheados de pura diversão! Cada andar fica responsável por uma ou mais categorias de produtos: sintetizadores, interfaces de áudio, monitores, headphones, instrumentos de corda, sopro, metais, étnicos, baterias acústicas, eletrônicas e muito mais você pode encontrar lá.

Logo na entrada tem um armário guarda-volumes que você pode deixar seus pertences para poder ter suas mãos livres para mexer em todos os equipas !

(Placa indicando os andares)

5 - Cafeteria, Eventos e Workshops

4 - Baterias Acústicas e Eletrônicas

3 - Guitarras, Pedaleiras

2 - Monitores de Audio, Interfaces, Headphones

1 - Teclados, Sintetizadores

EG (térreo) - Caixa, Entrada/Saída

Já logo no primeiro andar você ja vai encontrar os sintetizadores, a loja ja oferece alguns headphones onde qualquer um pode pegar emprestado e sair plugando nos synths e "brincar" a vontade, veja umas fotos:

O que eu particularmente gostei dessa ideia de você fazer o test drive nessa loja foi de você realmente poder botar as mãos e sentir como é aquele equipamento, com isso eu pude conhecer instrumentos que não passaria pela minha cabeça antes mas tendo uma experiência la eu realmente vi uma vantagem para meu uso, e também sabe aquele synth dos seus sonhos? você pode ver se ele realmente vai suprir sua necessidade antes de sair ja investindo nele.

Um carinha interessante que conheci nessa loja: Novation Circuit Mono Station, se liga só:

Da pra "se perder" um pouquinho né? mas isso é apenas o primeiro andar (e olhe que nas fotos não da pra mostrar tudo) vamos dar uma olhada no que teremos mais ainda ! Já no segundo andar focado mais no estúdio e gravação, voce encontra interfaces de audio das mais diversas marcas, Headphones para DJ&Estúdio, se liga neste mostruário, onde é possível testa os headphones levando seu pendrive com sua melhor referência

Falando em referencia já me vem os monitores de áudio, para esses existe uma sala exclusiva e muito especial, se liga:

Aqui também é possível testar os monitores, com um pendrive, ou cabo p2 você pode colocar sua música de referência, e com um dispositivo você envia o sinal da música para os monitores que estão numerados, então você consegue trocar facilmente de um pro outro ! Fora isso esse andar também conta com uma sala para testes de microfone, e um estúdio devidamente tratado para você escutar suas produções.

E não para por aqui não, ainda tem mais três andares, um com instrumentos de corda, outro com percussão e baterias eletrônicas seguido de um último com bar, banheiros e espaço para workshops.

Essa é a Just Music, uma loja muito abrangente que vai agradar desde DJs até músicos mais tradicionais, espaço bem amplo, infinidade de produtos, guarda volumes, tudo para que você se sinta a vontade para testar e claro fazer a sua compra consciente !

JUST MUSIC BERLIN

Oranienstraße 140-142 - 10969 Berlin

Falai, tem coisa mais doida que isso? eu mesmo fiquei bobo com essas duas lojas, pois tive o prazer de ver de perto synths e módulos que sonhava e só via pela internet, poder sentir como é cada um deles é irado demais, por isso recomendo a visita pra quem tiver oportunidade ! E você ta querendo saber qual foram as minhas aquisições? Vou contar pra você ! Doepfer Dark Energy 2

Make Noise 0-Coast

Dois synths analógicos semi-modular, isso quer dizer que apesar de ja ser um pack com vários módulos juntos você pode reorganizar os módulos de acordo com o seu gosto no momento, eles são completamente controlados por corrente elétrica isso que da o caráter analógico aos timbres , perfeito para iniciar a aventura nesse mundo que pra mim ainda é um tanto desconhecido, mas ja fiquei extremamente satisfeito com o poder desses dois, pois o som resultado deles é extremamente quente e com uma timbragem diferente de qualquer VST que eu ja tenha usado, além de que podem ser conectados um ao outro, e futuramente pode ser expandido em conexão com mais módulos no formato eurorack.

Essa foi um pouco da minha experiencia que tive nessa viagem, e com muita alegria compartilho aqui com vocês, gostaria que soubessem que este não é um post fazendo propaganda das lojas, mas sim contando sobre o que eu vi la, pra quem nunca foi ficar sabendo que existe isso e pra quem tiver a oportunidade de conhecer Berlin um dia, esses são lugares que podem estar na lista de desejos para uma visita !

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page