top of page

Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

STEM Mastering: O que é e quais os benefícios deste serviço?

Você ja ouviu falar sobre Stem Mastering? Se ainda não ouviu você deveria conhecer ! Pois trata-se de um processo mais detalhado da masterização, pode se considerar um híbrido entre a Masterização e a Mixagem. Neste post irei explicar como ela funciona e quais os benefícios deste serviço.

Quando enviamos uma track para masterização, sempre enviamos o arquivo em audio fechado com toda informação musical em apenas um arquivo, assim, o profissional que vai exercer o trabalho vai trabalhar em cima da musica fechada, então todas as decisões que ele irá tomar terão de ser muito cautelosas pois vai alterar todos os instrumentos como um todo. Em contrapartida, quando mandamos uma track para Mixagem, enviamos todos os canais da track separados então o profissional terá de fazer um trabalho minucioso, canal por canal deixando tudo em seu lugar de acordo com a perspectiva dele em relação ao projeto.

Na Stem mastering dividimos a track em GRUPOS de instrumentos, pode se considerar o grupo das ambientações, grupo dos FX, grupos dos Leads, grupo das percussões, somente Kick, Bass e Snare eu particularmente gosto de trabalhar individualmente.

Esse processo da mais liberdade ao profissional que está exercendo e também ainda mantém a sua perspectiva sobre cada grupo de instrumento, e ainda no final irá passar pelo processo da masterização clássica no master track.

A Stem Mastering é interessante quando você sabe que sua track necessita de um tratamento especial que a simples Masterização não vai ajudar, por exemplo se os leads mesmo na mix estão faltando presença ou não estão "colados", se a track em geral falta profundidade e abertura, ou kick e bass não estão se encaixando muito bem.

Como preparo minha track para Stem Mastering?

Para preparar sua track para Stem Mastering primeiramente você deve separar exatamente cada canal de seu projeto em um respectivo grupo em que ele pertença vou dar alguns exemplos

Ambientações: Aqui você irá adicionar sons que ficam mais no fundo da mix, que fazem uma "cama" para os outros elementos e que criam uma certa atmosfera para a música, como Pads e Ambiências.

FX: Neste grupo você vai adicionar efeitos que complementam e dão movimento a track, geralmente esses não tem um tom especifico, ou seja, não tem uma nota definida são mais gerados a partir de noises como sweeps, impacts, reverses etc.

Leads: Aqui iremos agrupar sons que guiam a ideia da track, como em geral no psytrance a música tende a não ter foco nos vocais, os Leads FM, Melodias, Arpeggios são utilizados para dar atenção e foco para guiar o ouvinte na experiencia.

Vocais: Se caso sua track tiver vocais é importantíssimo enviar separado para tratamento especial, o mesmo deve ser feito se tiver instrumentos reais, estes já devem estar separados em outro grupo.

Percussão: Todos os canais que dão ritmo para a track, como hi hats, loops, crash. Geralmente esse grupo vai dominar as frequências mais altas (agudas) do espectro sonoro.

Canais como Kick, Bassline e Snare eu particularmente prefiro trabalhar separado, pois são elementos que exigem um trabalho mais minucioso, ou seja "comandam"o jogo.

Agora que você já conhece mais sobre a Stem Mastering gostaria de fazer um teste em uma track sua? Faça a requisição de uma demo sem compromisso em nosso site, iremos retornar com a track em alguns dias. SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page