top of page

Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

Como otimizar a qualidade dos plug-ins no Ableton Live

Muitos não sabem que o Ableton Live é projetado para performance ao vivo, que quando usado para essa finalidade, é essencial minimizar o uso do CPU em seu processamento, para prevenir crashes ou outros problemas que podemos ter enquanto nos apresentamos. Porém pensando no uso dentro do estúdio, focado na produção musical, é melhor ter um processamento mais pesado para obter melhor qualidade nos dispositivos que usamos. Por padrão, o Ableton inicia os dispositivos com baixa performance, mais não se preocupe, é um programa muito versátil que possibilita você habilitar varias funções que vão lhe trazer melhor qualidade a sua música ! Vamos lá:

High Quality Interpolation Na janela Preferences, você vai achar a opção "Default SR & Pitch Conversion", alterando a função para High Quality irá obter o melhor algoritmo de conversão do sample rate para cada sample de áudio que você gravar ou tocar no projeto.

Você também pode habilitar a função High Quality em cada clip de áudio individual, assim quando usar o Warp, Transpose ou esticar o áudio vai ter melhor qualidade final.

*Interpolation é a função que suaviza os "pixels" do audio para uma reprodução otimizada do audio na conversão do Digital para o Analógico.

Otimizando plugins nativos

Você pode melhorar os plugins nativos clicando na barra de título de cada um e selecionando as seguintes funções:

Chorus

A função "crisp" já vem sido habilitada nas versões mais atualizadas do programa, porém se você usa uma versão mais antiga, precisa habilitar, isso vai lhe trazer melhor definição principalmente nas frequências mais agudas, como também previne aliasing.

*Aliasing é uma distorção estática causada pela digitalização.

Dynamic Tube

Dynamic Tube oferece a opção "high-quality" mode que vai providenciar mais qualidade no sinal e também prevenir aliasing.

EQ Eight

No EQ Eight você tem a opção de usar o oversampling que vai dobrar o sample rate interno do plugin, isso vai fazer você ter mais uso de CPU e com isso trazer mais qualidade.

* Sample Rate é o numero de amostras do audio coletado por segundo no audio digital, se você grava um som a 44.1 kHz isso significa 44.100 frames por segundo, o que acontece no oversampling é que essa taxa é dobrada para melhor resolução.

Filters

Com as novas versões (9.5 e acima) o Ableton trouxe emulações de filtros analógicos, que ressonam, dão feedback e distorcem com muito mais caráter, esses filtros são encontrados no Auto Filter, Simpler, Sampler e Operator.

Flanger

Também com a função Hi-Quality ele provém um sinal mais brilhante com ela habilitada.

Glue Compressor

Clicando na barra de titulo voce pode ativar ou desativar a função oversampling que dobra o sample rate interno do plugin, isso reduz o aliasing e previne a distorção nos transientes.

*Transientes são os "clicks" causados no inicio do áudio que caracterizam um estalo, e dão caráter para o som.

Reverb

Localizado no centro do plug-in o menu Global Quality pode ser alterado para o modo High então o plug-in vai gerar uma reverberação mais rica, enquanto o modo Eco economiza o CPU.

Saturator

Contém a opção Hi-Quality que reduz aliasing e melhora a qualidade do som.

Operator

No menu Global Shell localizado na parte inferior da direita do plugin voce consegue acessar o painel central onde na parte inferior central voce tem as opções Interpolation e Antialias

- Interpolation é a função que suaviza os "pixels" do áudio para uma reprodução otimizada do áudio na conversão do Digital para o Analógico.

- Antialias é a função que previne a distorção estática causada pela digitalização.

Sampler

No menu "Interpol" dentro do plug-in voce pode escolher os níveis de otimização da interpolação, usando a opção "Best Interpolation" você vai ter um processo mais pesado porém vai ter uma otimização no sinal do áudio.

DICA: Para não precisar selecionar toda vez essas funções você pode salvar clicando na barra de título do plug-in e selecionar "Save as Default Preset"

 

Bom, agora voce já tem sem Ableton configurado para ter um processamento mais pesado, e assim mais qualidade no resultado final, divulgue esse post para os amigos e faça com que mais pessoas alcancem esse conhecimento !

Muito obrigado e até a próxima =D

Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page