Tem interesse em aprender mais sobre produçao musical?

Aprenda técnicas AVANÇADAS de produção musical com AULAS PARTICULARES onde desenvolvemos a partir do estilo de som que você deseja produzir, MELHORE seu workflow, finalizando suas tracks mais rapidamente e com mais QUALIDADE.

Como melhorar a performance no Ableton


Seus projetos acabam ficando pesado demais? Seu computador não está aguentando o processamento? aqui vai algumas dicas de configuração para melhorar a performance do seu Ableton e minimizar crashes e baixo rendimento.

Carregar samples no RAM

Em cada clip de áudio você vai encontrar a opção RAM que vai carregar seu sample direto na memória RAM, isso ajuda a agilizar o processo, principalmente se seu HD tem uma taxa mais baixa do que 5400 RPM mas uma boa quantidade de memória RAM.

nota: mas não abuse muito desta função pois ela é uma faca de dois gumes, se usada em excesso pode sobrecarregar seu processamento.

Ativar Multi-core Support

A maioria dos computadores hoje tem multiprocessadores (dual-core, quad-core), para tirar vantagem dessa função voce deve habilitar o processamento multicore em seu Ableton.

Na janela preferences/CPU voce pode ativar a opção Multicore/Multiprocessor Support.

nota: essa função ja é habilitada por padrão mas é sempre bom verificar.

Collect All and Save

Esta opção vai salvar todos os samples que você usou no projeto na pasta do projeto, assim vai evitar do computador ficar “caçando”os arquivos em diferentes pastas, também é é especialmente útil quando voce vai transferir o projeto para outro computador.

Use canais de retorno

Essa é uma ótima pratica, pois ao invés de colocar um plugin do mesmo efeito para cada canal, voce pode enviar o sinal de vários canais simultâneos para um canal de retorno, isso vai diminuir drasticamente o processamento do projeto além de deixar tudo mais homogêneo.

Download ASIO4ALL (somente windows)

O driver ASIO (Audio Stream Input Output) foi desenvolvido pela Steinberg para possibilitar a gravação de áudio com baixa latência e sem perda de sincronismo. Isso da um belo de um upgrade em suas gravações pois ele diminui a latência a uma quantia minima, totalmente recomendado !

Se você usa windows e sua placa de som não oferece driver ASIO você pode baixar FREE no site www.asio4all.com.

Ajustar Sample Rate e Buffer Size

Sample rate e buffer size são dois itens que podem fazer uma boa diferença em sua performance

SAMPLE RATE

Refere-se ao numero de samples por segundo que são reproduzido no audio digital, então quando maior o numero, maior a quantidade de samples e consequentemente o processamento de seu CPU. Para melhor desempenho eu recomendo trabalhar em 44.1 pois este é o padrão do audio digital, ja vai garantir uma boa qualidade e um processamento leve.

BUFFER SIZE

O numero do buffer size refere-se ao numero de samples carregados antes da execução do playback do audio, isso quer dizer quanto maior o valor mais tempo o computador vai passar processando os samples antes de reproduzir, para um melhor desempenho recomendo que com o projeto ainda vazio, comece usando um valor baixo (512) e quando sentir que o projeto está pesando mais voce vai aumentando esse valor, com isso vai gerar mais latência, porém vai reduzir os clicks e crashes durante a reprodução do audio.

Freeze / Flatten

Passar os canais para áudio ou “freezar” é uma ótimo jeito para reduzir processamento, muitos plugins abertos deixam o projeto muito pesado. Você pode sempre passar um canal pra áudio clicando com o botão direito no canal e selecione freeze, com isso vai ser gravado o som e gerado um sample na memória do projeto, porém o plugin pode ser aberto e alterado se você selecionar unfreeze, se você desejar ter o arquivo de áudio clique novamente e seleciona flatten.

Seguindo essas dicas você vai sentir uma boa mudança no processamento, assim evitando transtornos durante a produção de sua track, claro, se o problema ainda persistir, veja a possibilidade de fazer um upgrade em sua maquina, mais memória RAM e um HD SSD para o sistema é um bom lugar para começar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 por Khaoz Fraktal

CONTATO:

alienchaosmusic@gmail.com